A Digitalização do Teatro

A Origem Do Sistema De Gestão Coletiva Brasileiro
14/04/2020
O Futuro do Consumo de Cultura Pós coronavírus
16/04/2020
Exibir tudo

A Digitalização do Teatro

Assim como as demais formas de produção e execução de cultura, o teatro, que já se encontrava em crise há alguns anos, enfrentou um novo obstáculo: o fechamento de suas portas.

Porém, observa-se que assim como na música, o teatro internacional tem caminhado para a digitalização de seu conteúdo, seja para oferecer a sua programação ao vivo, ou apenas a disponibilizar a gravação de apresentações passadas.

Esse é o caso do teatro Schauspiel Köln, por exemplo, que criou um novo portal de streaming para os fãs de teatro, denominado “Dramazon Prime”, que além de reunir peças teatrais, disponibiliza diversos outros conteúdos relacionados, como podcasts, peças de radioteatro e apresentações de elenco.

O mesmo ocorre com o Thalia Theater de Hamburgo, que oferece todos os dias uma produção do seu repertório de apresentações passadas.

Essa mudança, que se demonstra uma boa solução mediata e um exemplo a ser seguido no Brasil, por outro lado, causa impactos jurídicos que necessitam de atenção.

Veja que pela alteração no modo da disponibilização das peças, são necessárias, por exemplo: alterações nas contratações dos produtores com as casas de teatro; adaptações nas contratações com os atores e artistas; alteração na contratação os funcionários envolvidos na produção; e, ainda, a alteração nas formas de pagamento de toda a cadeia, que deixam de ser sob a bilheteria e passam a ser sob o cliques nas peças.

Caso necessite de assessoria sobre o tema, consulte o escritório.

Os comentários estão encerrados.